Prevenção

Novembro Azul Pet

Novembro é o mês dedicado à conscientização a respeito do câncer de próstata, o segundo tipo de câncer que mais acomete os homens no Brasil. Mas assim como com os humanos, os animais de estimação também sofrem de doenças prostáticas e testiculares, precisando de cuidados e métodos de prevenção.

A campanha Novembro Azul Pet, tem como objetivo alertar os tutores para a importância dos exames em cães machos com o objetivo de diagnosticar as doenças que acometem a próstata, principalmente dos animais de meia-idade a idosos.

O câncer de próstata em cães ocorre quando há uma multiplicação anormal e desordenada de células na região, o que causa o edema dessa glândula e o comprometimento da saúde do pet.

• Dificuldade para urinar ou defecar
  • Problemas para se sustentar sobre os membros posteriores
  • Infecção urinária
  • Corrimento uretral
  • Infecções em múltiplos órgãos (em estágios mais avançados)

Prevenção

Além de fazer o acompanhamento regular no veterinário, a principal forma de prevenção do câncer de próstata em cachorros é a castração precoce. Através dela, a incidência de câncer de próstata diminui até 90%.

Diagnóstico

O diagnóstico de alterações prostáticas deve ser realizado pelo veterinário através de avaliação clínica, fazendo a palpação retal. Ao realizar esse exame, o médico veterinário é capaz de sentir a próstata e avaliar se está aumentada ou irregular.

O tratamento do câncer de próstata, tem maiores chances de sucesso quando diagnosticado precocemente. Por isso, é importante manter o check-up do seu animalzinho sempre em dia.