Você sabe o que é Cinomose?

A Cinomose é uma doença infecciosa causada por um vírus que afeta os cachorros. É altamente contagiosa e geralmente afeta cães que não completaram um programa de vacinação (filhotes) ou que não receberam habitualmente um reforço anual. A Cinomose não afeta os gatos.

Nos estágios iniciais da doença, um sintoma muito comum é a diarreia, pois o sistema digestivo costuma ser o primeiro a ser afetado. Nos estágios mais avançados da doença, o sistema respiratório é afetado, com secreção geralmente amarelada e densa do nariz e da região dos olhos.

Mais tarde na doença, o sistema nervoso central é afetado, quando os animais começam a apresentar marcha desorientadora e tremores musculares que podem evoluir para convulsões.

Os principais sintomas são: apatia, perda de apetite, diarreia, vômitos, febre, secreção ocular (corrimento profuso), secreção nasal (pus), convulsões, paralisia, espasmos nervosos e falta de coordenação.

Cães infectados eliminam o vírus na urina, fezes e secreções (nariz e olhos) por até 90 dias após a exposição. Portanto, é importante evitar o contato com outros cães enquanto estiver doente.

Os cães podem adquirir a Cinomose canina de várias maneiras, entre eles, pelo contato com secreções, urina e fezes de animais doentes. Além disso, as casas, cobertores e alimentos dos animais infectados também são fontes de infecção. Filhotes e idosos são mais suscetíveis a doenças infecciosas porque seus sistemas imunológicos são menos ativos.

Vale lembrar que o contato não precisa necessariamente ser direto ou próximo. Por exemplo, a infecção ocorre quando levamos nossos animais de estimação para passear na rua, em parques ou outros locais públicos por onde passam animais doentes que transmitem o vírus.

Não existem medicamentos antivirais eficazes para combater a doença. No entanto, o tratamento inclui o tratamento dos sintomas causados nos diferentes sistemas afetados:

• Soro (terapia líquida) para corrigir a desidratação causada pela diarreia;
  • Anticonvulsivantes para convulsões devido ao envolvimento do sistema nervoso;
  • Além de combinar expectorantes, broncodilatadores e antieméticos, antibióticos e antipiréticos podem ser usados para tratar infecções secundárias dos sistemas digestivo e respiratório;
  • Suplementos nutricionais e terapias alternativas, como a acupuntura, também são usados para aumentar a resposta imune do animal ao vírus.

Um animal cuja doença progrediu para o estágio neurologicamente comprometido pode apresentar os tremores musculares, distúrbios na marcha e/ou convulsões ao longo de sua vida, mesmo não portando mais o vírus. Nesse caso, esses cães devem receber fisioterapia e acupuntura para melhorar sua condição, além de anticonvulsivantes em alguns casos.

O diagnóstico de Cinomose canina deve ser feito por um veterinário responsável. Ele analisará o cão quanto a sinais clínicos e realizará exames laboratoriais, radiografia ou PCR (teste de DNA) para confirmar a presença da doença. A partir disso, um profissional poderá ditar o melhor tratamento com base no estágio da doença de cada cão.

Para prevenir esta doença, basta fazer uma vacinação anual do seu cão.
SIM, VACINAS SALVAM VIDAS!

Então em caso de sintomas, bem como para manter a caderneta de vacinação do seu cão atualizada, entre em contato agora com a Dr. Stutz Veterinária!