Cuidado Cães Cuidado Gatos Vacinação

Vacinação em cães e gatos

Manter seu pet protegido é essencial, por isso, é importante que as vacinas estejam sempre em dia. Afinal, elas são o método mais eficaz de para manter a saúde do seu animalzinho, prevenindo e protendo de várias doenças infecciosas. Além disso, a vacinação previne o contágio de um animal para o outro, ou mesmo para as pessoas.

Para que a imunidade seja ideal, são necessárias várias aplicações no primeiro ano de vida. E durante a fase adulta, deve ser mantida a regularidade nas aplicações de vacinas, para que a imunidade se mantenha efetiva durante toda a vida do pet.

Vacinas para cães

V8 ou V10

A 1° dose dessas vacinas deve ser aplicada com 45 dias, a 2° dose com 75 dias e 3° dose com 105 dias, além disso, devem possuir reforço anual. Elas protegem contra as seguintes doenças:

• Cinomose: é uma virose que ataca cães, afetando órgãos respiratórios, com febre e secreções purulentas, e também o sistema nervoso.
  • Parvovirose: é uma virose que infecta cães, afeta o trato digestório e causa diarreia, febre e imunossupressão.
  • Hepatite Infecciosa Canina: é uma virose que ataca o fígado dos cães, causando febre e diarreia sanguinolenta.
  • Adenovirose: é uma virose que causa sinais respiratórios graves nos cães, como tosse seca e constante, espirros, febre e secreções.
  • Coronavirose ou Gastroenterite Contagiosa Canina: é uma virose que causa problemas no trato digestório do animal, provocando sinais semelhantes aos da Parvovirose.
  • Parainfluenza: é uma virose que causa sinais respiratórios como tosse, secreções e febre.
  • Leptospirose: é uma virose zoonótica que causa desânimo, vômitos e hemorragias.

Antirrábica

Deve ser aplicada quando o cão possui 120 dias, e deve ser reforçada anualmente. Protege contra a raiva, uma virose zoonótica transmitida através da saliva de animais contaminados, que se instala no Sistema Nervoso e causa desorientação e agressividade.

Vacinas para gatos

V3, V4 ou V5

A V3 protege contra as seguintes doenças:

• Panleucopenia: é uma virose que pode provocar sintomas no trato digestivo, respiratório e no sistema nervoso central.
  • Calicivirose (CVF): é uma virose que atinge diretamente o sistema respiratório de gatos.
  • Rinotraqueíte: também é uma virose que atinge diretamente o sistema respiratório de gatos, causando descargas nasais e oculares.

V4 combate todas as doenças da V3, mais:

Clamidiose: é uma doença bacteriana que afeta os olhos dos animais, causando conjuntivite e rinite.

V5 combate todas as doenças da V4, mais:

Leucemia Felina (FeLV): é uma grave doença viral que provoca imunossupressão no animal, tornando-o susceptível a outras doenças.

Antirrábica

Assim como a antirrábica canina, deve ser aplicada quando o gato possui 120 dias, também deve ser reforçada anualmente. Protege contra a raiva, uma virose zoonótica transmitida através da saliva de animais contaminados, que se instala no Sistema Nervoso e causa desorientação e agressividade.